segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Obra organizada pelo GT História da Infância, Juventude e Família no ano de 2014



Palavras dos organizadores


O livro que ora vem a público é movido pelos “bons ares” que a renovação historiográfica vem tendo nos últimos anos, principalmente com a expansão e descentralização dos programas de pós-graduação em História do país e com os Simpósios Nacionais e Encontros Estaduais de História organizados pela Associação Nacional de História (ANPUH-BRASIL) e suas seções regionais.
Neste livro, há quase duas dezenas de historiadores dedicados à História da Família e suas várias “ramificações” (infância, escravidão, imigração, elites etc.) que se dispuseram a participar dessa obra coletiva que tem por finalidade apresentar as histórias das várias famílias que viveram no extremo sul da América de fala portuguesa. Essa reunião somente foi possível pelo crescente interesse na temática nos últimos anos. Não que não houvesse quem trabalhasse com o tema para o Rio Grande do Sul, mas a família aparecia como “coadjuvante” em estudos voltados para a história agrária, econômica, política e assim por diante. Nos últimos anos, no entanto, a família passou a se destacar no cenário da historiografia meridional, colocando em evidência a complexidade e diversidade das famílias, seja do ponto de vista étnico, jurídico ou socioeconômico.
Dessa forma, desde 2008 se tem empenho em reunir os pesquisadores ligados à História da Família no Rio Grande do Sul por meio dos Simpósios Temáticos[1] ofertados nos Encontros Estaduais de História e do Grupo de Trabalho (GT) História da Infância, Juventude e Família, ambos organizados em torno da ANPUH-RS.
Esse movimento de trabalho coletivo acerca da História da Família e suas várias possibilidades enriqueceram -e enriquecem- esse complexo campo de estudo, e instigaram a organização desta coletânea.




[1] Em 2014 ocorrerá a 4ª edição desse simpósio, tendo sido coordenado pelas Doutoras Ana Silvia Volpi Scott (UNISINOS) e Martha Daisson Hameister (UFPR) desde então, exceto no encontro de 2010, no qual o Dr. Silmei de Sant’Ana Petiz, então docente na FACED-UFRGS, foi coordenador juntamente com a Drª. Ana Scott.





SCOTT, Ana Silvia Volpi; CARDOZO, José Carlos da Silva; FREITAS, Denize Terezinha Leal; SILVA, Jonathan Fachini (Org.). História da família no Brasil Meridional: temas e perspectivas. São Leopoldo: Oikos, Editora UNISINOS, 2014. (Coleção Estudos Históricos Latino-Americanos).




Nenhum comentário:

Postar um comentário